Música de Rua

Quem é de São Paulo e costuma frequentar a Paulista e a Augusta a noite, provavelmente já deve ter visto Rafael Pio, um guitarrista de fazer qualquer um bater palma. Eu o conheci, quer dizer, escutei seu som, ano passado enquanto buscava algum lugar na Paulista para me sentar e tomar a vodka que tinha comprado com meu amigo e ai escutei Rafael tocando Bohemian Rhapsody como se fosse algo simples de se fazer, e o mais absurdo é que ele não tocava só a parte da guitarra da música, mas também fazia a voz, bateria, baixo, tudo isso só numa guitarra.

Na última sexta-feira, enquanto esperava meu amigo chegar para sairmos, encontrei Rafael mais uma vez tocando sua guitarra do lado do Metrô Consolação, como sabia que teria que esperar no mínimo meia hora, me sentei no chão mesmo, acendi um cigarro e fiquei escutando ele tocar.

Rafael ficava brincando com as pessoas que passavam na rua sem repará-lo direito, fazendo um assobio com a guitarra e depois tocava aquelas músicas de pegadinha de televisão e fazia a pessoa que tava passando rir. Se alguém lhe pede algum som, ele não tem problema em tocá-lo, mas a coisa dele mesmo, pelo que pude reparar, é a improvisação, ele gosta de ficar dedilhando a guitarra mostrando o que sabe fazer.

Como todo artista de rua, a primeira coisa que você repara depois da guitarra é a cartola no chão para que o “público passageiro” dele jogue alguma coisa e tem gente que gosta tanto que joga até nota alta, naquela sexta-feira vi pelo menos duas notas de 10 sendo jogadas na cartola.

Rafael Pio é um dos mais completos artistas de rua que encontrei por ai, fuçando pela net vi que Pio também é artista circense e já participou de vários circos e aprendeu alguns truques nessa experiência. Com mais de 16 anos de treino, ele faz até brincadeiras que eu duvido que muito guitarrista considerado fodão por ai faça, como tocar encima de um patins, dando rodopios e brincando a vontade.

Eu selecionei alguns vídeos para vocês darem uma conferida e repararem que eu não estou exagerando quando falo que ele é bom e se quiser ver ao vivo, só passar um fim de semana lá pela Paulista, sempre que o encontro ele tá por lá, bem no comecinho, lá perto da Consolação, às vezes na virada da Paulista com a Augusta. Espero que gostem da dica!

~ por Juliana em maio 31, 2010.

Uma resposta to “Música de Rua”

  1. Caraca, acho que vou pra sampa só pra tomar uma ver esse maluco! Show de bola!

Deixe uma resposta

 
