Destino – A Disney Surrealista

Provavelmente não estarei apresentando nada novo a vocês hoje, mas eu realmente queria falar desse vídeo que eu vi ano passado. Eu não fazia a menor ideia que Walt Disney uma vez em sua vida contratou Dalí para algo e quando encontrei esse vídeo ano passado vasculhando notícias pela net, meu queixo caiu.

Eu sempre gostei de arte e Dalí é aquele tipo de pintor que você se apaixona imediatamente se gosta de surrealismo do jeito que eu gosto. E isso muitas vezes vem de família, eu era realmente pequena quando conheci os famosos relógios derretidos, porque minha mãe resolveu me mostrar uma figura em seus arquivos guardados. E Walt Disney, faz nem um mês que eu fiz aquele post enorme sobre as músicas das animações da Disney.

O curta Destino foi um projeto de Walt Disney, o cara, não a empresa, isso em meados de 1945, mas que teve que ser fechado por motivos financeiros tudo devido a II Guerra Mundial que deixou a empresa numa situação nada agradável naquela época. Muito tempo depois, em 1999, com Walt Disney já morto há 33 anos, seu sobrinho Roy Edward Disney (que morreu em dezembro do ano passado) encontrou o projeto de seu tio enquanto fazia o filme Fantasia 2000 (que eu sei que assisti no cinema, mas não me lembro bulhufas dele) e resolveu por a mão na massa, fazer a coisa acontecer.

Depois de muito trabalho, 25 animadores, mais a ajuda da viúva de Dalí, o curta teve sua estreia em Junho de 2003, mesmo muito bem recebido, o filme acabou sendo esquecido pela Disney por muitos anos.

Bom, sobre o curta, Destino conta a história de Chronos (a personificação do tempo na mitologia grega) e sua paixão por uma jovem mortal de cabelos negros. A história segue com as imagens surrealistas de Salvador Dalí, transformando-se numa linda história de amor, curta, de somente 6 minutos, mas que se torna mais especial pela delicadeza e beleza do que um filme de duas horas em qualquer cinema.

O curta só foi lançado para o grande público, por assim dizer, em 2008, quando a Disney fez um DVD duplo dos tesouros da empresa (“Walt Disney Treasures”) e ai Destino foi colocado junto a esse DVD.

É um pouco chocante para pessoas como eu, acostumadas a Disney e seus desenhos animados infantis, encontrar algo tão maduro e lindo como é o Destino, a música que toca no filme fica por conta de Armando Dominguez, um compositor mexicano e dai que vem o nome do curta (acho, foi o que eu li).

Bom, de brinde e torcendo para não ser processada por isso, estou deixando disponível o vídeo para vocês conferirem, se é que já não conferiram há pelo menos um ano atrás. Também deixo um post legal no Blogpaedia, que tem até mais informações do que eu coloquei aqui, falam também sobre os prêmios que Destino ganhou (Melhor Curta em Melbourne/Austrália e no Rhode Island Internacional/EUA, além de ter sido indicado ao Oscar na categoria curta-metragem de animação em 2003.

Blogpaedia

Site Collectors Editions sobre a arte em Destino

IMDb

~ por Juliana em maio 31, 2010.

Deixe uma resposta

 
