Filme póstumo de Health Ledger

Poster Britânico

Não é a primeira vez que o diretor americano Terry Gilliam (Medo e Delírio em Las Vegas e 12 Macacos) sofre com uma má sorte em seus filmes. Quando o diretor estava fazendo seu documentário Lost In La Mancha, uma série de acontecimentos desastrosos surgiram para atrapalhar e cancelar de vez seu projeto. Parece que mais uma vez o diretor sofreu de uma maré de azar quando estava filmando o seu novo filme, O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus, afinal no meio das gravações, seu ator principal morre. Health Ledger deixou realmente o diretor na mão e quando todos pensavam que o seu projeto já era, uma luz, ou melhor, três luzes (e muito bonitas) apareceram no final do túnel.

Claro que isso o obrigou a fazer algumas modificações no filme, mas a presença de Johnny Depp (que estava presente na gravação do documentário azarado, Lost in La Mancha, além de ter interpretado Hunter S. Thompson no filme Medo e Delírio em Las Vegas), Jude Law e Colin Farrel conseguiu desafundar o filme. Não quero parecer mórbida, mas com esse acontecimento, o filme teve a chance de se tornar algo realmente bom, mas não dá para saber como a história ficaria se Health Ledger estivesse por lá.

O filme conta a história do Dr. Parnassus ( Christopher Plummer), um monge apostador que resolve fazer um pacto com o diabo, chamado simbolicamente de Sr. Nick (Tom Waits). O filme já começa com o chefe do submundo fazendo bocas serem engolidas e vozes serem caladas. Dr. Parnassus faz um pacto com Sr. Nick, pela imortalidade, ele dará sua filha para o diabo quando esta completasse 16 anos. Mas não estava em seus planos realmente ter uma, muito menos se apaixonar.

Será que a paixão foi um dos truques de Sr. Nick? Em minha opinião sim. De qualquer modo, mais uma vez o imortal Dr. Parnassus pede outra coisa para Nick: ser mortal novamente para conquistar o coração de sua amada e dessa relação nasce Valentina ( Lily Cole), que se transforma em uma bela garota, com rosto de boneca. Agora Dr. Parnassus é obrigado a dar sua filha, quando completar 16 anos, para o diabo.

Sorte a dele que o diabo adora uma aposta. Porque dias antes de ela completar a idade desejada, Nick aparece mais uma vez para o velho imortal e lhe garante que se ele conseguir salvar cinco almas, a filha pode ficar com ele, mas caso o diabo consiga essas cinco almas antes, Valentina vai com ele para o mundo das trevas.

E ai que surge a história. E o que há de tão interessante, afinal? Bem, primeiro Dr. Parnassus tem uma mente e tanto, quando as pessoas entram em um espelho mágico, conseguem viver seus maiores sonhos dentro da mente do doutor e assim se livrar das coisas físicas. E nesse mundo imaginário vale tudo: Escadas gigantes, ambientes malucos, as coisas mais belas do mundo, tudo que você mais ama, dentro da mente de uma só pessoa. Quando Tony, ainda como Health Legder aparece na vida do velho doutor, aparentemente sem memória, quase morto por enforcamento, todos desconfiam dele, e não é por menos, primeiro ele tem uma lábia absurda e com isso conquista tudo que quer, segundo ninguém sabe do seu passado, mas de algum modo, parece que ele sabe.

E ai que tudo muda, sempre que Tony entra na mente do Dr. Parnassus, ele aparece de uma forma diferente, primeiro como Johnny Depp, depois como Jude Law e finalmente como Colin Farrel, os três fazendo perfeitamente seus papeis, conseguindo manter o jeito excêntrico que Health Ledger estava fazendo antes de morrer.

O filme é confuso, mas isso é totalmente compreensível para um diretor como Terry Gilliam, parece que você está entrando em um mundo criado por Dalí, com formatos estranhos, com coisas esquisitas acontecendo e com uma história um pouco fora dos eixos. Mas o filme é bom, principalmente por essa loucura de imagens e cores.

O filme foi lançado no natal do ano passado lá nos Estados Unidos e aqui no Brasil, de acordo com o IMDb, será somente dia 7 de Março. Vale a pena ver o testamento em vídeo de Health Ledger.

Quer saber mais? Segue a Crítica do site Omelete e ainda dê uma olhada no site oficial do longa!

~ por Juliana em março 31, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: