As melhores músicas da Disney

Semana passada eu revivi Carly Simon por aqui e como sua música fez parte fundamental da minha infância. Foi pensando nisso que tive a ideia de fazer um post sobre músicas da infância e sempre que penso nisso a primeira coisa que me vem em mente é Disney. Para pessoas que nasceram nas décadas de 80/90, os filmes da Disney estiveram presentes em todos os momentos de suas vidas e as músicas ainda grudam na mente e do nada nos pegamos cantarolando alguma coisa. Hoje vou passar por alguns filmes e músicas que me marcaram mais.

Soundtrack

O REI LEÃO

Claro que eu ia começar com o que eu mais gosto. Quando tinha quatro anos de idade eu conheci o Rei Leão e me apaixonei, ainda acho que essa paixão é um dos motivos que, quando mais velha, me viciei em Hamlet e hoje em dia sou obrigada a ler pelo menos uma vez por ano esse livro (Rei Leão para quem não sabe é uma releitura de Hamlet). Com essa idade também eu ganhei o melhor presente do mundo, o Simba de pelúcia que se tornou meu melhor amigo e meu brinquedo predileto.

Seguindo esse caminho, não é de se espantar que suas músicas sejam minhas prediletas sempre. Eu me lembro ainda quando eu, meu irmão e minhas duas primas ficávamos cantando Hakuna Matata na mesa do jantar, na realidade nossa versão era um pouco diferente, transformamos Hakuna Matata em “Atum com Batata”. Não me perguntem o motivo, mas assim foi e assim ficou. E Hakuna Matata é sim uma filosofia de vida! E concorreu ao Oscar em 1994 de melhor canção, mas quem ganhou foi outra do Rei Leão.

“Can you feel the love tonight” ou “Esta noite o amor chegou”, criada por Elton John, ganhou o prêmio de Melhor Canção do Oscar em 1994, vencendo Hakuna Matata. E não é por menos, a música é realmente muito bonita, bem trabalhada e é o ponto auge do filme, quando Simba descobre que ama Nala e que precisa voltar ao reino dele e acabar com Scar.

E falando em Scar. Ele também tem uma música muito boa. “Be prepared” (em português “Se preparem”) é aquele tipo de música digna de um vilão. Tensa, mas com aquele ar cômico (graças as hienas, claro) que fazem uma mistura perfeita. Além disso a voz do Jeremy Irons, o dublador americano, é muito boa, mas tenho que encher a bola brasileira, pois Jorge Ramos, o dublador brasileiro, tem a voz muito mais poderosa na minha opinião.

E faltou só uma que quero falar desse filme antes de mudar para outro: Nants ingonyama bagithi baba/ Sithi uhhmm ingonyama/ Siyo Nqoba. Entendeu algo? Vou traduzir: Lá vem o leão/ Ah sim, é um leão, nós vamos dominar.
Ah, duvido que vocês soubessem que o que a música Ciclo sem Fim falava no começo! Bom, juro que é isso ai. E mesmo depois das três últimas músicas que coloquei aqui, essa definitivamente é a melhor música do filme. A voz da mulher que canta no começo arrepia a qualquer um e já dá aquele frio na barriga de “eu vou ver o filme” por ser a primeira música do Rei Leão.

Trilha sonora

BELA E A FERA

Esse é um dos filmes mais lindos que eu já vi. Animação ou não. Sua história é linda, delicada. Sua mensagem é legal. As músicas são lindas. No teatro isso é simplesmente fabuloso. Sem dizer que é uma dos desenhos da Disney que tem os personagens mais legais como Lumiere, Orloge, Gaston  e gentil Madame Samovar.

Madame Samovar canta a música mais famosa do filme, Bela e a Fera, e na hora me vem em mente aquele salão lindo e a Bela com aquele vestido dourado dançando pelo salão com a Fera enquanto os anjos do teto se mexem de acordo com a música.

Falei que amo o Lumiere com seu jeito paquerador, meio fresco e engraçado? É por isso que Be Our Guest, Fique à vontade, é a música mais legal. Com todas as comidas, talheres e tudo voando pela mesa, aquela cena é melhor até que a cena do gênio do Aladdin (logo mais falo dele).

Estamos vendo alguma coisa acontecer“, Something There é aquela música momento auge, igual a “Can You feel the love tonight” do Rei Leão. Bella descobre que a Fera não é tão má que nem ela pensava e a Fera descobre que realmente gosta da Bella e do que ela o faz sentir. Momento fofo da história para a próxima que é momento tenso (ou cômico).

Gaston é o personagem escroto da história. Isso tudo muito sabe e é o motivo que a música dele é tão engraçado. Todo mundo falando que ele é um máximo e ele adorando essa posição. Ah, o narcisismo, nunca foi muito saudável.

Trilha sonora

ALADDIN

Há pouco tempo, acho que umas três semanas atrás, me deu uma vontade louca de rever Aladdin e minha prima (a do “Atum com batata”) topou. Primeiro, reparamos que é realmente estranho assistir em inglês, como nossa vida inteira escutamos dublado, depois reafirmamos teorias de como o Gênio é um dos personagens mais legais do século.

Não é a toa que sua música é tão divertida. Quando ele resolve se apresentar para seu novo e humilde mestre, fazendo aquela encenação toda e deixando Aladdin meio assustado com aquilo tudo.

Mas infelizmente, enquanto o Gênio é tão legal eu não acho a Yasmin tanto. Um porque ela tem nome de anticoncepcional, outro porque sempre achei ela muito chatinha e mimada e principalmente porque a dubladora dela americana tem uma voz incrivelmente irritante, só é legal nas músicas. Mas tenho que dar o braço a torcer, Whole new world é uma música bem legal e mereceu ser premiada.

Em compensação Aladdin é o personagem fofo. Engraçado, simpático, bonzinho e bonitinho. Tive um namorado que era parecido com ele. A música principal do Aladdin, a de sua apresentação, One Jump Ahead (não lembro o nome em português), é bem legal também. Mas nenhuma supera a do gênio!

Trilha Sonora

A PEQUENA SEREIA

Durante muito tempo eu não consiga nem pensar em ver esse filme. Lembra a prima do Aladdin? Ela é tão fanática na Pequena Sereia quanto eu sou no Rei Leão. E ai é legal quando o fanático e você, não tão legal quando o fanático é o outro. Mas tudo bem, eu gosto muito desse filme também, principalmente pela Úrsula, acho ela uma vilã sensacional. Sua música é a melhor do filme na minha opinião. Corações Infelizes, ou Poor Unfortunate Souls tem um ritmo gostoso e ver a Úrsula dançando é bem engraçado.

E ai só o Sebastião para fazer as melhores músicas. Primeiro com Under de Sea, depois com Kiss The Girl. Duas músicas que realmente marcam na memória para você nunca mais esquecer.

A Ariel supostamente devia ter a voz mais linda do mundo, mas aquele “aahaahhhhh aaahhhhh” não é algo que eu goste muito, era mais engraçado ver minha prima tentando imitá-la (te amo Nath). Mas ela tem algumas músicas também muito legais. Como a Parte do Seu mundo, uma linda música para uma linda cena. A Ariel por acaso é uma personagem legal, o jeito dela meio infantil, mas inteligente e sonhadora.

Trilha Sonora

TARZAN

Desse eu gosto bem das músicas. Eu já gostava do Phill Collins antes de Tarzan, mas depois me apaixonei ainda mais. O filme em si não é nada de mais, eu nem ao menos gosto da história do Tarzan, sempre achei chata. Mas as músicas são o que faz o filme valer a pena ser visto. Dessa vez vou colocar as músicas em inglês porque é Phill Collins e fica mais legal.

Primeiro o que dizer da You’ll be in my heart? A letra é linda, bem de acordo com a cena da mãe gorila com o Tarzan (era isso? Acho que sim) e é o tipo de música brega que eu tenho que cantar junto (por acaso, coloquei ela para tocar agora enquanto falo dela para vocês).

Depois tem a Two Worlds, que me lembra um pouco de The Police, eu sei, não tem nada a ver, mas me lembra, principalmente quando ele dá um agudo maior na música, bem no começo. A cena é aquela em que Tarzan chega na selva, perdido, depois da tragédia que aconteceu com seus pais.

E ai vem a música MAIS legal e a cena MAIS legal do filme todo, essa eu canto às vezes quando estou de bom humor e esqueço que é desse filme: Zabwe dap dooby doo Zap a da dee dop zwe bop, Zwee Dap Zee Doo, Zabwe dap zooby dooby do zee zap dee doo!

Trilha Sonora

CORDUNDA DE NOTRE DAME

O Concurda de Notre Dame tem várias características marcantes que fazem o filme ser um dos melhores filmes da Disney. O desenho é lindo, de maneira artística, é delicado, as músicas são muito boas, incrivelmente bem trabalhadas. O filme é uma obra de arte em si, não tenho críticas de forma alguma para essa animação. Lembro-me ainda de ficar aqui nesse computador com meu amigo Thiago Mattar, fuçando as músicas no Youtube, como esse filme é o predileto da disney para ele e talvez por isso, comecei a ver Cortunda de Notre Dame com outros olhos.

Vou começar com a bela música que o Quasímodo canta junto ao Frollo, que na minha opinião é o vilão mais perverso que já vi nos filmes da Disney, principalmente porque ele é tão real, tão humano, suas maldades existem, isso me choca às vezes.

Como eu estava falando, o Frollo é um os piores vilões que existe na Disney e sua música é uma das mais tensas, Fogo do Inferno, onde Esmeralda aparece como um desejo intenso de Frollo, com a imagem dela na lareira dançando e ele a desejando e querendo destruí-la.

Ainda existe a música principal do filme e que é cantada pelo personagem cômico do filme, o Clopin, cômico e um pouco sacana, tenho que completar! A música Sinos de Notre Dame é linda.

Trilha Sonora

POCAHONTAS

Eu não sou muito fã da história dela, mas sou das músicas que são de ótimo bom gosto e Pocahontas tem uma voz linda no filme, tanto em português, quanto em inglês. Vou deixar minhas prediletas aqui, dessa vez em inglês!

Steady as the beating drum – música principal do filme e o começo dela me arrepia do mesmo jeito que o Ciclo sem Fim faz! (ok, talvez um pouco menos!)

Just Around the riverbend, adoro essa cena, por acaso, pela natureza, o filme se torna legal, porque acho que se não fosse por isso e as músicas, o filme não seria tão legal pela história dela.

Colors of the wind, como dar uma aula de sabedoria para um cara que pensa que sabe de tudo, e é assim que se faz, a Pocahontas consegue fazer isso de maneira genial e sensível nessa música, a letra é muito bonita e a paisagem mais uma vez arrasando.

Trilha Sonora

PINÓQUIO

Esse Post vai entrar para história do Post mais longo já feito, mas prometo que logo mais estamos no fim! Mas eu não podia acabar minha seleção sem Pinóquio, esse é mais antigão, por acaso não chega a ser exatamente do meu tempo, mas de tanto meu irmão ver, acabei gostando tanto quanto os outros filmes, além de ser uma história tão bonitinha!

Não há cordões em mim é uma música muito fofa, ok, todas as músicas do Pinóquio são fofas! Ele todo animado pensando que é um astro, depois todo perdido quando aparecem os outros bonecos, desses que não falam nem andam sem cordas, dançando perto dele.

A estrela dos Sonhos, música mais clássica que conheço, “basta olhar no céu a estelha que passar”.

Bom, finalmente chegamos ao fim desse post, mas ainda não acabou, eu queria falar de outros filmes, mas não quero lhes cansar mais do que já fiz! Então agora vou deixar os links das músicas que ainda queria colocar aqui.

MULAN

I’ll make a man out of you

TOY STORY

You’ve got a friend in me

DAMA E O VAGABUNDO

Bella Notte

101 DALMATAS

Cruella De Vil

HERCULES

I won’t say I’m in love

OS ARISTOGATOS

Thomas O’Malley Cat

Everybody wants to be a cat

BELA ADORMECIDA

Once upon a dream


~ por Juliana em maio 6, 2010.

5 Respostas to “As melhores músicas da Disney”

  1. Arrasou, amiga! Voltei à minha infância lendo seus textos. Mas o meu preferido não era o Rei Leão, era a pequena sereia, apesar da decepção na aula do Salinas..

    hahahaha depois me ensina como fazer um background legal assim! =)

    Luuud!

  2. Tenho 23 anos e as vezes ainda revejo alguns desses como o rei leão a paquena sereia, alladin, mulan, etc, mas penso que devia estar também ai musicas de desenhos animados da disney bem giras como as do hércules

  3. o meu preferido é o rei leao tbm !!! :D
    No teatro éee LINDOOO eu chorei quando vii !! pega no youtube !! é muito mais bonito que no filme !!! :D

  4. Sou um grande fã dos desenhos da Disney. Gostei muito do seu post.
    Escrevo para um blog de cinema. Uma das pautas que fiz foi com O que eu aprendi com os filmes da Disney. Se puder dar uma olhada, segue o link http://centraldecinema.blogspot.com/2011/02/o-que-eu-aprendi-com-os-filmes-da.html

  5. Na vdd, corrigindo o “Can you feel the love tonight” e a descoberta do amor que um sentia pelo outro, depois de matarem a saudade ele se pegam apaixonados. Ele descobre que tem que voltar depis que a Nala enche a cabeça dele e ele ve Mufasa nas nuvens, mas a musica e mto importante, na minha opni~~ao e tao importante quando o ciclo da vida ( prefiro a versao original) 1° ciclo da vida: mostra o enredo do filme, que sempre vai ter algo pra te substituir na vida e a 2°: que mostra que a amizade dos melhores amigos evoluiu

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

